MAGNUSLEX

 

SITUAÇÃO DO MAGISTÉRIO

 

Um dos maiores problemas da educação brasileira é a formação do magistério.

 

Sistema de ensino:

1 - insumo: alunos, professores, currículo, equipamentos (incluindo material didático), custos, tempo e espaço;

2 - produto: diplomados, evadidos e repetentes.

 

O aproveitamento do aluno está condicionado à:

1 - sua maturidade para aprender;

2 - preparação do professor para ensinar;

3 - adequação do currículo;

4 - disponibilidade de material escolar, de tempo e de espaço.

 

Finalidades dos cursos normais:

1 – a garantia de uma cultura geral;

2 – a formação do professor:
a) prejuízo ao ensino;
b) formação inadequada do professor;
c) cunho acadêmico, visando:
- elevação do status social;
- prosseguimento de estudos em nível superior.

Os cursos normais, não possuíam caráter profissionalizante.

 

Formação de professores para o antigo ensino médio:

1 - inadequada;

2 - insuficiente.

 

Soluções de emergência:

1 - exames de suficiência;

2 - concessão de registros provisórios e permanentes;

3 - aproveitamento de professores formados em cursos normais.

 

Lei Federal n.º 5.692/71[Revogada]

Tentativas de correção:

1 - torna profissionalizante a habilitação para o magistério nas escolas de 2.º grau;

2 - exige as licenciaturas de 1.º grau e plena para a regência:
a) das últimas séries do 1.º grau;
b) do 2.º grau.