MAGNUSLEX

Jornada Única Discente e Docente no Ciclo Básico.

Decreto n.º 28.170/88[Revogado]

 

Objetivos:

1 - requalificar a escola pública;

2 - reformular as atividades docente e discente para o desenvolvimento eficiente do processo educativo;

3 - atuar mais efetivamente na alfabetização e na formação do educando;

4 - valorizar a escola;

5 - atender a comunidade num trabalho integrado.

 

Jornada Única: carga horária semanal:

1 - para o aluno:
a) diária: 6 horas;
b) semanal: 30 horas;

2 - para o Professor:
a) 26 horas-aula;
b) 6 horas - aula para trabalho pedagógico;
c) 8 horas-atividade

 

A proposta de trabalhos pedagógicos:

1 - integrará o Plano do Ciclo Básico;

2 - deverá ser aprovado pelo Conselho de Escola;

3 - ser homologado pela Delegacia de Ensino.
Serão incluídos nos trabalhos pedagógicos, cursos de atualização e aperfeiçoamento pedagógicos, relacionados com o ensino no CB.

 

As atividades curriculares poderão contar com:

1 - Centro de Leitura;

2 - Oficinas, etc.

 

Parecer CEE n.º 1.153/87[Revogado]

 

Indicação à Câmara do Ensino de 1.º grau para proceder a estudos sobre implicações da Jornada de Trabalho Docente.

Assunto: Jornada de Trabalho Docente e as sérias implicações nas séries iniciais do 1.º grau.

1 - Desdobramento da Jornada de Professor I:
A - Sabe-se, por pesquisas, que o tempo reduzido é uma das causas do fracasso escolar, especialmente dos alunos oriundos de famílias econômica e culturalmente desfavorecidas.
B - Conseqüências negativas, do ponto de vista pedagógico e social:
- agravamento dos índices já alarmantes de fracasso escolar.
Implicações pedagógicas da substituição semanal do professor na HCCHC - Hora Complementar da Carga Horária da Classe - com duração de 4 horas-aula.