MAGNUSLEX

 

ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO - CB

 

Educação, no âmbito do trabalho não-material, tem a ver com os elementos: conhecimentos, idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades.

Estes elementos, como algo exterior ao homem, constituem o objeto de preocupação das “ciências humanas’, ou, segundo Dilthey” "ciências do espírito", em oposição às "ciências da natureza"

Pedagogia = Ciência da Educação.
1 - quando ocorre a assimilação dos elementos, constitui uma seguida natureza;
2 - a natureza humana é produzida pelo homem, sobre a base da natureza biofísica;
3 - o trabalho educativo é o ato de produzir, em cada indivíduo, a humanidade produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.

 

Objeto da Educação:

1 - identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados;
a) distinguindo entre:
- o essencial e o acidental;
- o principal e o secundário;
- o fundamental e o acessório.
b) é importante a noção de "clássico", aquilo que se firmou como fundamental, como essencial;

2 - descoberta das formas adequadas do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
a) a organização dos meios (conteúdo, espaço, tempo e procedimentos) através dos quais cada indivíduo realiza, na forma de segunda natureza, a humanidade produzida historicamente.