MAGNUSLEX

 

EDUCAÇÃO ESCOLAR - CB

 

As considerações sobre a natureza e a especificidade da educação fornecem as coordenadas para situar o caso particular da educação escolar.

1 - Saber sistemático:
A - elemento específico em torno do qual gira a questão escolar;
B - igual ao saber científico;
C - igual à cultura letrada, num plano mais amplo.

2 - Ciência, saber metódico, sistemático, base da existência na cidade.

3 - Para ser cidadão, para participar ativamente, é necessário o ingresso na cultura letrada.

4 - O avanço do processo de urbanização provocou:
a) a exigência de generalização da escola;
b) a escolarização universalmente obrigatória.

5 - A exigência da apropriação de conhecimento sistematizado por parte das novas gerações torna necessária a existência da escola.
A - a escola propicia o acesso ao saber elaborado (ciência), através da assimilação dos elementos fundamentais que caracterizam esse saber;
B - o currículo da escola elementar é estruturado a partir do saber sistematizado; e
C - a primeira exigência para o acesso ao saber sistematizado é aprender:
a) ler e escrever;
b) a linguagem dos números;
c) a linguagem da natureza e da sociedade.

 

Conteúdo fundamental da escola elementar:
A - ler;
B - escrever;
C - contar;
D - rudimentos das ciências:
a) naturais;
b) sociais.